fbpx

E aí, a procrastinação pode me prejudicar?

Procrastinação

PROCRASTINAR não é errado! É deixar para depois, ADIAR. 👉🏻 E sim, é NATURAL nosso! Assim como FUGIR DO ESFORÇO, também é natural do ser humano.

Precisamos nos atentar ao processo de entender os sentimentos envolvidos, para que as pequenas tarefas não virem ameaças da perda do amor, da aceitação e admiração dos outros. Essas ameaças nos fazem ativar a nossa defesa que é nos afastar, fugir. E é isso que fará tudo virar uma “bola de neve”.

Gastaremos tempo e energia nos esforçando pra fugir das tarefas (por medos) e o que era um e-mail a ser respondido viraram 50! Daí vem o sentimento de culpa por não ter feito e depois os questionamentos como:

E se eu não conseguir responder tudo?
Não sou capaz de responder…
Já não respondi até agora então não vou mais…

Incorporamos uma lei que para sermos bons e aceitos por todos precisamos ser extremamente produtivos, caso contrário não teremos amor, aceitação e reconhecimento dos outros, então por medo de falhar e da rejeição ficamos deixando tudo para depois como proteção e isso nos afasta de realizar o que precisamos.

Olha que incrível 👉🏻 Você não é uma máquina! Temos sim mil coisas para fazer e temos que respeitar nosso tempo! E se você tiver uma lista de 15 coisas para fazer em um dia e fizer UMA você não estará mais procrastinando!

Se respeitar, descansar e agir são coisas importantes! Se organize, se cobre menos e realize mais! Fique feliz por você! E então verás novos resultados em sua vida…

A junção de pequenas realizações diárias que irão trazer a mudança que deseja!

E aí, a procrastinação pode me prejudicar?

‼️SIM‼️Continuar procrastinando pode nos impedir de transformar todas as áreas da nossa vida e deixar de conquistar nossos objetivos.

➡️ Mas porque será que fazemos isso ?

Lidar com situações agradáveis fazem muito bem para nós, mas temos ainda outras situações que são desagradáveis pois também fazem parte da nossa vida e para elas adoramos utilizar o mecanismo de: Procrastinar! 🤷🏻‍♀️⬇️
Não queremos olhar para aquilo que nos machuca ou nos deixa desconfortável, não é mesmo? Mas é importante se desejamos mudanças!

Pra VOCÊ aprender a lidar e combater a procrastinação preparei 5 dicas!

*5 formas de combater a procrastinação?*

Pequenas mudanças de comportamento irão te fazer com que você deixe de procrastinar:

1) Crie um sistema de prioridades
Cada pessoa tem seu ritmo natural, e não se trata de querer impor o mesmo a todos. Organizando as suas prioridades e estipulando metas alcançáveis e palpáveis no seu dia te fará ser mais produtiva.
Isso porque o fato de cumprir pequenos objetivos acaba desencadeando uma onda de predisposição, que nos deixa mais abertas e animadas a novos desafios.
Dica: Tenha uma agenda!

2) Coloque em prática a Regra dos Minutos
A regra dos Minutos determina: se algo não leva mais de uns poucos minutos para ser feito, melhor não perder tempo planejando; simplesmente faça.
Quando esse tipo de postura se converte em hábito, significa que uma série de tarefas não poderá mais ser procrastinada.
Dica: Comemore suas pequenas conquistas diárias. Vibre alegria!

3) Enxergue o lado bom da rotina
A rotina é uma aliada para todas as pessoas que têm dificuldades para deixar de procrastinar. Elas automatizam e simplificam as tarefas, permitindo executar determinadas ações de forma quase inconsciente.
Dica: Faça uma lista das atividades que não podem faltar em seu dia!

4) Administre tempo e energia
Colocar uma ordem de prioridades no que deve ser realizado, e tratar de encaixá-la nas horas do seu dia, é importante. Porém não é o único que deve ser feito. Aprenda a administrar a sua energia e a minimizar as cobranças naqueles dias em que você se sente indisposto ou de mal-humor.
Dica: Uma boa estratégia é cuidar da alimentação e fazer atividade física regularmente. Isso, afetará positivamente sua disposição.

5) Crie um sistema de recompensa
Qualquer pessoa trabalha, estuda mais feliz quando se sente recompensado(a), verdade? Assim como você estipula o que deve ser feito, também deveria prever pequenas recompensas por não procrastinar. É uma excelente forma de se automotivar.

DICA: Para cada tarefa encerrada se dar um presente, que pode ser um tempo de descanso, ouvir música ou tomar um cafezinho. Vale pensar em algo que pode ser feito em poucos minutos e que te ajude a relaxar.